quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Erros

Nada sobressai tanto, nem permanece tão firmemente fixo na memória, como algo em que tenhamos falhado.
Cícero

5 comentários:

Gasolina disse...

Quase de acordo.
Embora ache que Cícero entra em contrasenso com o que dizes abaixo sobre a permanência das coisas boas na memória (acho que é a citação de dia 8...)

Fica bem

Ps.: Texto lindo o do heterónimo, lindo. Um sorriso para ti.

Eternos Sentidos disse...

De fa(c)to cara Gasolina, é pertinente a tua observação, há uma certa contradição.
Mas se tivermos em conta que a citação de Possidónio Cachapa é retirada de um romance (Materna Doçura)cujo enredo se centra numa infância marcada pelo incesto, essas memórias primórdias tomam uma dimensão diferente das memórias que nos são deixadas pelas falhas que consciente, ou inconscientemente vamos cometendo ao longo da vida.
Em ambos os casos são memórias que fazem parte do nosso ser, apenas são processadas na mente de uma forma totalmente diferente.

Abraço para ti

Nikita disse...

Infelizmente é verdade... esquecemos com muito mais facilidade as vitórias, levamos muito mais tempo para digerir e ultrapassar os erros e as derrotas que eles nos trazem.

Gasolina disse...

Não li "Materna Doçura".
Mas pelo que dizes as memórias traumáticas serão aquelas que se afundam quer no consciente quer no inconsciente; neste, de tal forma que até apagam a lembrança na recusa de as aceitar como sendo parte de um bocado de vida.
Mas mesmo seleccionadas para que não surjam sempre se revelam de outra maneira, pois o processamento é eficaz na arrumação mas totalmente inútil quando enche e derrama.

E isso acontece nos extremos: lembranças muito boas e muito doridas.

Abraço em ti.

Eternos Sentidos disse...

Acho que é dificil discernir entre aquilo que se guarda no coração e aquilo que se esconde no inconsciente. Há a certeza de que são memórias, mas será que é o coração que guarda para si as coisas boas, e o insconciente em género de prevenção, guarda as coisas más, soltando-as pontualmente em pequenas doses para equilibrar todo o processo das emoções como que tendo uma acção defensiva?